sábado, 31 de janeiro de 2009

Who wants yesterday's papers?

A revista alemã "Pop" era publicada nos anos 70, podendo ser adquirida em lojas e livrarias de revistas importadas. Na época não tínhamos muito acesso a material de rock, exceto algumas revistas relâmpagos como a "Música no Planeta Terra", Jornal da Música e o suplemento "A História e a Glória do Rock", a edição brasileira do "Rolling Stone" e colunas curtas nos principais jornais.
Por esta época, o rock progressivo emplacava com bandas do quilate de Genesis, Emerson Lake & Palmer, King Crimson e Yes e abria as portas para grupos principalmente holandeses, franceses, italianos e é claro alemães.
As matérias da Pop eram recheadas de entrevistas com pop stars, lançamentos de discos, tournées pela Europa e com magníficas fotos de bandas, vocalistas, guitarristas e shows ao vivo. E cada exemplar trazia um belíssimo poster que a gente não perdia tempo em afixar na parede do quarto. Apresentava também um Top Ten com os álbuns mais vendidos na Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. No número que acompanha as fotos do Carl Palmer e Greg Lake do ELP, tinham destaque Alice Cooper (School's Out), David Bowie (The Rise And The Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars), Elton John (Honky Chateau), Emerson, Lake & Palmer (Trilogy), T.Rex (Bolan Boogie), Rod Stewart (Never Dull a Moment), dentre outros. Na coluna Neue Platten (lançamentos) apareciam Catch Bull At Four (Cat Stevens), Changes (Catapilla), What a Bunch Of Sweeties (Pink Fairies), Long John Silver (Jefferson Airplane), Waka/Jawaka (Frank Zappa) dentre outras pérolas.
E matérias como Was ist los mit Black Sabbath? E até uma matéria sobre o Emerson Fittipaldi (Der andere Emerson). É isso aí, bons tempos quando nem a lingua alemã era empecilho para se saber um pouco mais.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Renaissance Discos

A Renaissance Discos em Petrópolis - RJ tem sido referência para quem curte o rock em toda a sua magnitude. Os amigos Cláudio e Pierre (da direita para a esquerda) são cicerockers (cicerones do rock) do vinil (uma especialidade da loja) ao CD/DVD.
Mais uma vez estive com essa rapaziada, o que incluiu no final das tardes ensolaradas da cidade imperial uma "Itaipava" bem gelada.
Fica a dica para quem quer adquirir material fonográfico analógico e/ou digital:
Pra'quem não sabe, a "Renaissance" nasceu através da paixão pela cognata banda progressiva inglesa e sua vocalista Annie Haslam. Por sinal, foi o Cláudio que a trouxe para um show no anfiteatro do Museu Imperial nos anos 90. Quer saber mais, deixe aqui seu comentário?